bio, currículo e contato

Davi Bonela é editor, jornalista e profissional de comunicação com experiência nas áreas de educação, ciência, cultura e saúde. Atualmente, é pesquisador da gerência de Exposições & Observatório do Amanhã, no Museu do Amanhã. Antes, trabalhou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Academia Brasileira de Ciências e em outras organizações tradicionais de pesquisa e divulgação científica, incluindo museus.

Enquanto jornalista está cobrindo eventos internacionais sediados no Brasil sobre os desafios globais, com destaque para a cobertura oficial da Cúpula do Povos (RIO+20), do Fórum Mundial de Ciência e da Assembleia Geral da Rede Mundial de Academias de Ciências. Publicou matérias, entrevistas e artigos, alguns traduzidos para outros idiomas, assim como participou da produção de exposições, coleções on-line, seminários, livros, documentários e programas de tv.

No Museu do Amanhã, ao lado do trabalho de pesquisa e de criação, está explorando novas habilidades com a realização de parcerias (em destaque com agências das Nações Unidas), projetos para concorrência em editais internacionais (em destaque para o Newton Fund Institutional Skills do British Council conquistado em 2017), planos estruturantes (por exemplo, documentação e sustentabilidade) e evidências do cumprimento de metas de gestão. Enxerga nisso uma oportunidade de ampliar o seu escopo de ação na sua área de trabalho.

Tem interesse em reportar novas agendas e relatórios de desenvolvimento, divulgação científica, produção editorial, e acredita que o que caracteriza o seu trabalho seja a busca por estratégias inovadoras e integradas de comunicação do conhecimento.

CONTATO

c +55 21 976079 920 / davibonela@gmail.com/ skype @davipbonela

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Museu do Amanhã

2015 – Atual Pesquisador da gerência de Exposições & Observatório do Amanhã, acompanha na literatura científica e em noticiários temas e notícias relacionados ao foco de atuação do museu e do observatório; participa do desenvolvimento de exposições e do conteúdo do Museu; acompanha a produção, publicação e edição de relatórios e informações de importância para atualização da exposição principal do museu, alimenta continuamente o sistema de informações; acompanha e participa de eventos cujo tema esteja relacionado ao foco de atuação do museu e do observatório; elabora textos e sinopses de palestras e eventos; auxilia na organização de palestras, encontros, mesas-redondas, seminários, lançamentos de publicações etc.; atende pesquisadores e especialistas interessados em informações disponíveis no observatório ou em participar de suas atividades; participa de programas de treinamento, projetos, cursos, eventos, convênios e programa de ensino.

Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz

2015 Analista de comunicação do “Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos”, projeto que objetiva, por meio de novos usos das áreas urbanas e edificações históricas da Fiocruz, gerar maior oferta de atividades socioculturais, de divulgação científica e de educação em ciências, tecnologia, saúde e de cultura aos trabalhadores da instituição e à sociedade. O projeto pretende compartilhar o conhecimento produzido na Fiocruz, ampliar suas áreas expositivas e sua capacidade de atendimento ao público.

Dois Irmãos Produção Editorial

2014 – Atual  Micro empreendimento individual que presta serviços de redação, revisão, copidesque, acompanhamento gráfico, pesquisa de imagens e de arquivo, além de produção e gestão de conteúdo online e impresso para editoras, produtoras e organizações. No portfólio: Revisão dos livros SANTOS, Ricardo Luís Pereira. Energia nuclear no sistema elétrico brasileiro: uma visão pragmática do século XXI. Rio de Janeiro: Quartet Editora (em curso); GANZ, Louise. Imaginários da Terra: ensaios sobre natureza e arte na contemporaneidade. Rio de Janeiro:Quartet Editora; VIANNA, Edith. A cantora do rádio recorda sua carreira musical. Rio de Janeiro:Quartet Editora (em curso); ALVARENGA, Marcia Soares de, TAVARES, Maria Tereza Goudard (org.). Poder local e políticas públicas para educação em periferias urbanas do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:Quartet Editora, 2015; VITTORIA, Paolo, VIGILANTE, Antonio. Pedagogias da libertação: estudos sobre Freire, Boal, Capitini & Dolci. Rio de Janeiro:Quartet Editora.

Academia Brasileira de Ciências

2012- 2013  Escreveu matérias, fez entrevistas, assessoria de imprensa e divulgação de eventos. Transcreveu áudios e vídeos de conferências, auxiliou a produção do conteúdo para o site, as redes sociais e as publicações da Academia. Também cobriu a Assembleia Geral da Rede Mundial de Academias de Ciências e o Fórum Mundial de Ciência.

Cúpula dos Povos – RIO+20

2012  Fez a cobertura oficial do evento, da participação dos movimentos sociais organizados e da sociedade na Cúpula dos Povos, que ocorreu com a RIO+20, gerando conteúdo para o site e a tv do evento. Tomou o depoimento de personalidades brasileira e estrangeiras.

Multirio – Empresa Municipal de Multimeios

2011 – 2012 Pesquisou imagens, textos e vídeos em acervos públicos e privados para publicações, programas de tv e o site da empresa produtora de multimídia na área de educação. Também participou da elaboração de briefings e roteiros destes produtos e lidou com questões de direitos autorais e de imagem.

Canal Brasil

2011 Pesquisou imagens, textos e informações online e em acervos particulares, e fez a decupagem de imagens de arquivo para o roteiro do documentário sobre a trajetória cinematográfica de Renato Aragão realizado pelo Canal Brasil.

Retratos de Identificação

2011  Pesquisou arquivos do governo brasileiro na ditadura militar nos quais coletou textos, imagens e informações para o documentário e a exposição Retratos de Identificação em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal em 2014.

Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

2010 – 2011 Pesquisou fontes históricas em arquivos públicos e coleções particulares nos quais coletou textos, imagens e informações para as visitas guiadas e a exposição no palácio em comemoração aos 192 anos do museu e em prol da divulgação da história e da ciência do Brasil.

Museu da República

2009  – 2010 Pesquisou fontes históricas em arquivos públicos e acervos particulares nos quais coletou textos, imagens e informações para montar o projeto de museu digital República Online.

REDE DE TRABALHO

Global Voices Online

2012 – Atual   Coeditor dos países de língua portuguesa no site Global Voices, que é uma rede de trabalho voluntário de jornalismo e mídia cidadã presente em 167 países e em 35 idiomas. Entre as atribuições do cargo estão revisão, copidesque e a edição do conteúdo (imagens, vídeos, áudio) que acompanha as matérias, assim como a comparação entre versões em inglês e em português, a avaliação dos direitos autorais pertinentes, a rotina de publicação do site e o contato entre autores, tradutores e editores.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado em Letras na UFRJ, com uma bolsa de estudos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Bacharelado em Comunicação Social na UFRJ, com uma bolsa de estudos do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico).

Bacharelado em História na UFRJ, com uma bolsa de estudos da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

CURSOS E WORKSHOPS

2015  Behind the scenes at 21st century museum promovido pela University of Leicester no site FutureLearn.com

2015   Alfabetização científica, compreensão pública da ciência e engajamento público na ciência promovido pelo Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz.

2015 Programação e comunicação – Peculiaridades sobre como programar, produzir e divulgar trabalhos de artistas com deficiência do Programa Unlimited de Acessibilidade na Cultura, promovido pelo British Council: Transform, Museu de Arte do Rio, Celebra Cultura, Shape Arts e Arts Council England.

2014 Critical thinking in global challenges promovido pela University of Edinburgh no site Coursera.org

2014 A beginner’s guide to writing in english for university study promovido pela University of Reading no site FutureLearn.com

2014 Exploring english promovido pelo British Council através do site Future Learn.com

2013 Oficina de Jornalismo Ajuda humanitária em pauta” promovido por Médicos Sem Fronteiras.

IDIOMAS

Inglês – leitura e escrita avançadas; fala intermediária.

Espanhol – leitura avançada; escrita e fala intermediárias.

Francês – leitura intermediária; fala e escrita básicas.

One comment on “bio, currículo e contato

  1. “Davi Bonela realizou algumas revisões para a Quartet Editora, trabalhando com agilidade e tendo muito cuidado e compromisso com a qualidade do texto. É crítico e sabe dar um melhor acabamento ao texto, e recomendo fortemente este profissional para futuros trabalhos na área editorial.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s