currículo

Davi Bonela é editor, jornalista e profissional de comunicação com experiência nas áreas de educação, ciência, cultura e saúde. Atualmente, é pesquisador da gerência de Exposições e do Observatório do Amanhã, no Museu do Amanhã. Antes, trabalhou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Academia Brasileira de Ciências e em outras organizações tradicionais de pesquisa e divulgação científica.

Enquanto jornalista está cobrindo eventos internacionais sediados no Brasil sobre os desafios globais, com destaque para a cobertura oficial da Cúpula do Povos (RIO+20), do Fórum Mundial de Ciência e da Assembleia Geral da Rede Mundial de Academias de Ciências. Publicou matérias, entrevistas e artigos, alguns traduzidos para outros idiomas, assim como participou da produção de exposições, coleções on-line, seminários, livros, documentários e programas de tv. Tem interesse em reportar novas agendas e relatórios de desenvolvimento, divulgação científica, produção editorial, e o que caracteriza o seu trabalho é a busca por estratégias inovadoras e integradas de comunicação do conhecimento.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Museu do Amanhã

11/2015 – Atual – Pesquisador da gerência de Exposições & Observatório do Amanhã, colabora na produção de exposições, textos, podcast, palestras e eventos; acompanha na literatura científica e em noticiários temas e notícias relacionados ao foco de atuação do museu e do observatório; acompanha a produção, publicação e edição de relatórios e informações de importância para atualização da exposição principal do museu, alimentando continuamente o sistema de informações; acompanha e participa de eventos cujo tema esteja relacionado ao foco de atuação do museu e do observatório; elabora textos e sinopses de palestras e eventos; auxilia na organização de palestras, encontros, mesas-redondas, seminários, lançamentos de publicações. Além do trabalho de pesquisa e de criação, realiza parcerias (em destaque com agências das Nações Unidas), projetos para concorrência em editais internacionais (em destaque para o Newton Fund Institutional Skills do British Council conquistado em 2017), planos estruturantes (por exemplo, documentação e sustentabilidade) e evidências do cumprimento de metas de gestão.

Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

01/2015 – 11/2015 – Analista de comunicação do “Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos”, projeto que objetiva, por meio de novos usos das áreas urbanas e edificações históricas da Fiocruz, gerar maior oferta de atividades socioculturais, de divulgação científica e de educação em ciências, tecnologia, saúde e de cultura aos trabalhadores da instituição e à sociedade.

Dois Irmãos Produção Editorial

01/2014 – Atual – Empreendimento individual para auxiliar editoras, assessorias de comunicação e produtoras com redação de textos, revisão, copidesque, pesquisa de imagens e de arquivo, além de gestão de conteúdo online. No portfólio cerca de dez livros.

Academia Brasileira de Ciências

09/2012 – 12/2013 – Escreveu matérias, fez entrevistas, assessoria de imprensa e divulgação de eventos. Transcreveu áudios e vídeos de conferências, auxiliou a produção do conteúdo para o site, as redes sociais e as publicações da Academia. Também cobriu a Assembleia Geral da Rede Mundial de Academias de Ciências e o Fórum Mundial de Ciência.

Cúpula dos Povos na RIO+20

06/2012 – 07/2012 – Fez a cobertura oficial do evento, da participação dos movimentos sociais organizados e da sociedade na Cúpula dos Povos, que ocorreu com a RIO+20, gerando conteúdo para o site e a tv do evento. Tomou o depoimento de personalidades brasileira e estrangeiras.

MultiRio Empresa Municipal de Multimeios

09/2011 – 08/2012 – Pesquisou imagens, textos e vídeos em acervos públicos e privados para publicações, programas de tv e o site da empresa produtora de multimídia na área de educação. Também participou da elaboração de briefings e roteiros destes produtos e lidou com questões de direitos autorais e de imagem.

Canal Brasil

11/2011 – 02/2012 – Pesquisou imagens, textos e informações online e em acervos particulares, e fez a decupagem de imagens de arquivo para o roteiro do documentário sobre a trajetória cinematográfica de Renato Aragão realizado pelo Canal Brasil.

Retratos de Identificação

01/2011 – 07/2011 – Pesquisou arquivos do governo brasileiro na ditadura militar nos quais coletou textos, imagens e informações para o documentário e a exposição Retratos de Identificação em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal em 2014.

Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

01/2010 – 12/2010 – Pesquisou fontes históricas em arquivos públicos e coleções particulares nos quais coletou textos, imagens e informações para as visitas guiadas e a exposição no palácio em comemoração aos 192 anos do museu e em prol da divulgação da história e da ciência do Brasil.

Museu da República

01/2008 – 06/2008 – Pesquisou fontes históricas em arquivos públicos e acervos particulares nos quais coletou textos, imagens e informações para montar o museu digital Telecentro República Online.

REDE DE TRABALHO

Global Voices Online

03/2012 – 03/2017 – Co-editor dos países de língua portuguesa no site Global Voices Online, que é uma rede de trabalho voluntário de jornalismo e mídia cidadã presente em 167 países e em 35 idiomas. Entre as atribuições do cargo estão revisão, copidesque e a edição do conteúdo (imagens, vídeos, áudio) que acompanha as matérias, assim como a comparação entre versões em inglês e em português, a avaliação dos direitos autorais pertinentes, a rotina de publicação do site e o contato entre autores, tradutores e editores. http://www.pt.globalvoicesonline.org

EDUCAÇÃO

Mestrado em Ciência da Literatura na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebendo uma bolsa de estudos da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;  Bacharelado em Comunicação Social na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebendo uma bolsa de estudos do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico; Bacharelado em História na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebendo uma bolsa de estudos da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Cursos 2016 – Environmental humanities: remaking nature promovido pela UNSW Australia via Futurelearn.com; 2016 – Causes of Climate Change promovido pela University of Bergen via Futurelearn.com; 2016 – Impacto dos museus e centros de ciência na sociedade promovido pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz; 2016 – A questão de gênero na ciência promovido pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz; 2016 – Oficina do Programa ‘Memory of the World’ promovido pela Unesco; 2015 – Behind the scenes at 21st century museum promovido pela University of Leicester via FutureLearn.com; 2015 – Alfabetização científica, compreensão pública da ciência e engajamento público na ciência promovido pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz; 2014 – A beginner’s guide to writing in English for university study promovido pela University of Reading via FutureLearn.com; 2014 – Exploring English promovido pelo British Council via Future Learn.com; 2014 – Critical thinking in global challenges promovido pela University of Edinburgh via Coursera.org; 2013 – Oficina de Jornalismo “Ajuda humanitária em pauta” promovido por Médicos Sem Fronteiras.